Back

Softwares gratuitos para escrever roteiro

Se você chegou até aqui para descobrir softwares gratuitos para escrever roteiro, iremos te apresentar cinco à seguir. Continue conosco!

Seja cinema, documentário, filme, série ou independente da produção audiovisual, é essencial o roteiro para que haja fluidez em qualquer criação.  Todo esse projeto pode ser simplesmente fácil de ser elaborado através de um Software; geralmente alguns tipos dessa ferramenta são pagos, mas você pode ter os recursos que necessita, em Softwares Gratuitos.

Quando falamos em criar um roteiro, é preciso organização! Estruturar muito bem todas as informações recebidas e imaginárias em forma inteligível, para que o projeto seja executado em ordem, ainda que seja apenas um esboço no papel.

O método é simples funciona como um editor de texto, com sequência de começo, meio e fim; informações que são aplicadas na plataforma e ao decorrer do processo podem ser alteradas e salvas automaticamente.

 Um exemplo que podemos citar é o CELTX, é uma plataforma de software para escrever roteiros gratuitamente, lembrando que o programa não é responsável pela qualidade do conteúdo a ser produzido, mas é o ingrediente principal para alcançar os objetivos.

Todo roteirista deve seguir algum padrão estabelecido pelo setor, independente da demanda solicitada, um excelente roteiro exige bastante criatividade, sempre mantendo o equilíbrio! Um dos softwares mais conhecidos, é o CELTX; mas além dele, selecionamos mais cinco softwares com os seus recursos:

  • CELTX: oferece uma enorme variedade de recursos e ferramentas de edição que podem ajudá-lo a organizar os seus pensamentos difíceis de uma maneira melhor. 
  • O Highland 2 é adequado para os romancistas e roteiristas e é perfeitamente compatível com o conjunto baseado em Mac. Com este software de roteiro online gratuito, você pode exportar o seu trabalho em arquivos PDF e Highland; mas ele não oferece suporte ao Rascunho Final.
  • O Writer Duet é baseado na colaboração em tempo real, o que significa que você e seu parceiro podem ver as alterações feitas um pelo outro. Ele é compatível com outro software de roteirista e pode sincronizar facilmente seu trabalho quando estiver online.
  • O DubScript é um software para celular, onde você pode ouvir seu script em voz alta. Com ele você pode facilmente importar a sua história escrita em Fountain e Final Draft, exportá-la em formato PDF ou Final Draft e também salvá-la em sistemas de armazenamento em nuvem como Google Drive e Dropbox.
  • O Story Touch oferece uma enorme variedade de recursos e ferramentas de edição que podem ajudá-lo a organizar seus pensamentos difíceis de uma maneira melhor. 

Esses são alguns de muitos outros softwares gratuitos que estão disponíveis no mercado. Ressaltado! Um roteiro é ideal para resultar um excelente resultado em qualquer produção.

E aí o que achou desse post? Esperamos ter te agregado!

Nos acompanhe pela nossa produtora e visite a nossa loja.

Por: Nayara Sheng.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.