Back

50 anos que o homem pisou na lua e as lentes Zeiss que fizeram parte dessa história

Dia 20 de julho de 2019 fará 50 anos que o homem pisou na lua, pensando nisso, nós da i9 resolvemos contar um pouquinho dessa jornada para vocês e o que a Zeiss tem a ver com isso.

Tudo começou em 1962, quando as primeiras fotos da Terra foram tiradas, ninguém havia nenhuma experiência, então cada missão no espaço para capturar imagens era algo novo para se trabalhar e melhorar. Foi aí que começou o sonho de ir para a Lua e a missão espacial Mercury Atlas 8 se iniciou.

Uma câmera Hasselblad 500C com uma lente Zeiss Planar 2.8/80, com algumas modificações foi colocada em Órbita pela primeira vez para estudar nosso planeta.

Em 1965, durante uma segunda missão Gemini, foi tirada a primeira imagem de uma nave espacial em órbita, com uma câmera Zeiss Ikon Contarex Special acoplada a uma pistola de propulsão de gás, que permitia o astronauta manusear enquanto flutuava em gravidade zero.

meline-1964-gemini4-objektiv

A imagem capturada trouxe mídia para a jornada ao espaço, tornando a fotografia importante para as missões, perceberam que as imagens poderiam trazer informações da Terra, como sua massa, padrões e sistemas climáticos.

Como nem tudo são flores, em 1966 quando se preparavam para viajar para a lua, na missão Gemini 9, uma manobra de atracação deu errado. Quando a tripulação estava se aproximando do Adaptador de Ancoragem de Alvo Aumentado (ATDA), viram o alvo parecido com as mandíbulas de um jacaré, isso aconteceu devido a um Hub errado com a implantação da mortalha do nariz. Graças a fotografia, foi revelado o problema técnico.

No fim de 1968, o Apollo 8 foi a primeira expedição tripulada a deixar a órbita da Terra e viajar em direção à Lua. O objetivo era fotografar a paisagem lunar e descobrir possíveis locais para pouso.

Algo aconteceu durante a viagem, e os astronautas viram a Terra subindo acima do horizonte lunar, capturando a primeira imagem colorida da Terra.

Foto da Terra tirada da lua

Em 20 de Julho de 1969, o primeiro homem pisou na Lua, um sonho foi realizado e uma marca na história foi feita. Mais de 500 milhões de pessoas assistiram e se impressionaram com as imagens trazidas da superfície lunar.

A Zeiss Projetou uma lente grande angular Biogon 5.6/ 60 especialmente para o pouso na lua. Era necessário capturar imagens da superfície da lua com excelente contraste de borda a borda e máxima definição.

Já a câmera, foi equipada com uma placa de vidro Reseau, que criava marcas cruzadas. As hachuras distintas possibilitavam calibrar distâncias e alturas, podendo analisar melhor o tamanho de objetos na lua.

Crédito: Zeiss International

Curiosidade:

Ao total, foram 12 câmeras usadas na Lua e deixadas para trás para economizar peso na partida. Durante a última missão tripulada à lua, os astronautas capturaram imagens panorâmicas espetaculares e uma câmera foi deixada no chão poeirento com a lente apontada para o zênite, isso para que se um dia algum astronauta voltasse ao ponto de pouso dessa missão, uma análise poderia ser feita na lente e medir o impacto da radiação solar cósmica.

Interessante, não é?

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.