Back

Qual a diferença entre F-Stop e T-Stop? Descubra já!

Para quem já é conhecedor do universo da Fotografia, pode ser mais fácil dominar alguns termos e siglas. Mas, muitas vezes, alguns detalhes fogem do nosso dia-a-dia e é aqui que você irá acrescentar no seu conhecimento!

Conteúdo

O que é F-Stop e T-Stop

Para que serve F-Stop e T-Stop

Diferença entre F-Stop e T-Stop

Primeiro, o que é F-Stop e T-Stop?

F-Stop e T-Stop são configurações que medem e controlam a quantidade de luz que passam pela lente.

F-Stop

É a medição entre a distância focal de uma lente e a abertura do diafragma. Ele determina a quantidade de luz e profundidade de campo que entram pela lente. Basicamente é ilustrado por esta fórmula:

Características da F-Stop

As suas lentes costumam ser mais pesadas e rápidas; o que contribui para um melhor desempenho ótico contra aberrações cromáticas, diminuição de distorções, vinhetas e ruídos. Porém, acabam sendo mais caras. E além disso, são mais recomendadas para fotografia!

T-Stop

Já o T-Stop, é a medição da transmissão de luz. É um pouco mais complicado de medir, pois é preciso saber exatamente a quantidade de luz que já passou pela abertura que chega ao sensor. O seu valor T é a soma da exposição de luz com a velocidade da sombra e do ISO.

A sua fórmula seria: o valor f-stop dividido pela raiz quadrada da transmitância da lente.

Características da T-Stop

Para identificar essas lentes, elas costumam vir marcadas na própria lente.

Para que serve F-Stop e T-Stop?

A medição F-Stop é capaz de influenciar no resultado final da Fotografia, como: ISO, tempo de exposição, profundidade de campo, qualidade da imagem.

A medição T-Stop é capaz de medir precisamente a transmissão de luz de uma lente.

Qual a diferença entre F-Stop e T-Stop?

Enquanto F-Stop é considerada a medição teórica, a T-Stop é a medição real. Ele fornece um controle de exposição mais assertivo, constante e seguro.

Diferente da F-Stop — que é mais recomendada para fotografia —, a T-Stop é mais recomendado para vídeo; além de proporcionar um resultado melhor quando o assunto é lente prime de cinema.

Algo importante a se atentar, é para que a diferença de troca de lentes não seja grande. E, também, é importante se atentar com a velocidade do obturador, pois afeta na taxa de quadros.

E para finalizar, esperamos ter respondido às suas perguntas.

Aproveite para visitar a nossa produtora e loja.

Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.