Back

Como Wong Kar Wai cria atmosferas únicas em seus filmes

Como qualquer amante de cinema, é difícil escolher qual seria meu diretor ou até mesmo quem seria meu diretor de fotografia favorito… porém alguns filmes eu sinto que carrego comigo, me pego pensando neles eles no dia a dia – e a maioria deles são do Wong Kar Wai.
O cineasta chinês com seu estilo distinto me pegou de surpresa. Apesar de ser conhecido, não havia assistido nada dele até uma exibição de 2046 em um cinema de rua. E logo no início percebi porque tanta gente gostava dele. As histórias de amor desafortunadas e melancólicas sob as luzes de neon me levaram para longe e no final não pude deixar de sentir uma forte nostalgia por um lugar que nunca fui e um momento que nunca vivi.
Do sonhador “Amores Expressos” ao desolador “Felizes Juntos”, os filmes do diretor deixaram uma forte e feliz impressão (mesmo com o final agridoce presente na maioria de suas histórias) – e eu não sou a única. Quentin Tarantino, depois de assistir Amores Expressos, ficou tão apaixonado que até foi convidado para apresentar e analisar o filme.

Barry Jenkins, realizador do ganhador do Oscar de 2017 Moonlight, também é extremamente influenciado pelo grande Wong. É notável pela escolha dos enquadramentos e a iluminação.

Aliás, creio que muito da genialidade de seus filmes vem da sua colaboração de longa data com o diretor de fotografia, Christopher Doyle. O australiano ao mudar para Hong Kong durante a juventude ficou perplexo com as cores e o ritmo frenético da metrópole e decidiu usar as características do local ao seu favor. Praticamente um especialista no uso de iluminação natural, ele abusa das luzes dos neons ubíquos da cidade e suas sombras, criando assim uma atmosfera nostálgica concomitantemente realista e onírica.

O astuto DP, teve que se valer da criatividade e apostar na iluminação natural pelos orçamentos do Kar Wai serem apertados. Hoje em dia, no entanto, você não precisa de muito para ter uma fonte de luz profissional eficiente. A Aputure, que curiosamente é da cidade que fica a apenas 26 minutos de Hong Kong, tem tudo que você precisa de iluminação e ainda mais, acesse nosso site, nossa loja virtual, ou a pagina da Aputure em nosso blog, e veja como essa marca pode ajudar em seu projeto mesmo com orçamentos mais modestos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.