i9TV
Share
Des04a
Voltar
Categorias
//Dicas para Youtubers iniciantes

Dicas para Youtubers iniciantes

O Youtube é o maior site de compartilhamento de vídeos que existe. Para se ter uma ideia, o número de usuários mensais chega a 1,5 bilhão de pessoas. E a cada dia, estes usuários estão deixando de ser passivos dentro da plataforma para se tornarem também, criadores de conteúdo. Só no Brasil, são mais de 580 mil canais, e destes, mais de 400 mil possuem mais de um milhão de inscritos. A era dos influenciadores digitais tem atraído cada vez mais pessoas.

E se você é uma dessas pessoas que está estudando a ideia de iniciar uma carreira de Youtube, confira essas dicas essenciais que separamos para quem quer se destacar de verdade dentro da plataforma.

01 – Qual é a sua motivação? 

Previamente, entenda qual é o propósito que te motiva a criar um canal. É normal encontrar pessoas deslumbradas com a vida dos Youtubers famosos, já que isso traz a ideia de que é possível transformar uma pessoa comum em uma celebridade milionária, que recebe diariamente muitos ‘mimos’ pelo correio. Mas, ao contrário do que se pensa, aqueles que alcançaram o sucesso não se sobressaíram por sorte. É preciso muito esforço para alavancar este negócio. Antes de começar, você precisa ter um diferencial e estar disposto a investir tempo e dinheiro. O retorno (sobretudo monetário) não é instantâneo. Mas não desanime, se este for o seu sonho, persista, pois é um sonho possível para aqueles que estão dispostos a se dedicar para tirá-lo do campo das ideias e transformá-lo em um objetivo real.

02 – Defina o seu conteúdo

Definir o seu conteúdo é importante para que as pessoas saibam o que podem esperar de você. Para criar uma audiência fiel, você deve antes de qualquer coisa, estabelecer quem será o seu público-alvo. Faça uma pesquisa prévia e concentre-se naquilo que os seus espectadores querem assistir. Atente-se a linguagem, tema, estilo e duração. Uma técnica que pode te ajudar neste momento é a construção de uma persona, trata-se da representação humanizada do indivíduo que está atrás da tela, com objetivos, caraterísticas e padrões de comportamento.

03 – Estrutura do canal 

Agora é a hora de começar a estruturar o seu canal.

  1.  Crie o nome do seu canal. Seja original e pense em um nome em que as pessoas possam lembrar de você.
  2.  Tenha uma conta no Google e nas redes sociais. Para criar um relacionamento com o seu público você precisará estar ativo em todas as mídias. 
  3. Crie uma identidade visual para o seu canal e isso inclui avatar, a arte do canal, miniaturas dos vídeos e etc. Uma dica para quem não é profissional e não sabe usar softwares de edição é utilizar o canva, um app online que já possui diversas opções de layout para redes sociais, apresentações e muito mais. Ele possui uma versão gratuita bastante completa.

04 – Equipamentos 

Talvez essa seja a grande dúvida de quem está querendo começar no youtube: eu preciso investir em equipamentos caros? E a resposta é: depende. Atualmente os celulares gravam em alta qualidade, e você até pode começar utilizando o seu próprio smartphone. Neste caso, a compra de acessórios como tripé, microfone é indispensável. Basicamente, você precisa pensar em três pilares: captação, iluminação e áudio. As câmeras que normalmente são utilizadas pelos youtubers são as DSLR’s, câmeras com ‘lentes trocáveis’. Se você quiser conhecer mais sobre os melhores equipamentos do mercado e adquirir por um preço competitivo, clique aqui.

05 – É hora de gravar 

Antes de começar a gravar, faça uma check-list com tudo o que precisa alinhar: câmera, iluminação, áudio. Preste atenção no cenário! Um local bagunçado transparece falta de profissionalismo e organização. Elabore um roteiro com todos os tópicos que serão abordados por você durante o vídeo. Fique relaxado na hora de gravar, faça em um momento que esteja bem disposto. Seja simpático, independente do assunto, é sempre importante estreitar a relação com o seu espectador.

06 – Edição 

Qualquer – bom – vídeo para ser publicado precisa do mínimo de edição. Existem programas de edição de vídeo gratuitos que são bastante simples e intuitivos, como o Movie Maker para Windows e o Imovie para Macbooks. Entretanto, essas opções possuem recursos limitados. Já os programas profissionais que possuem diversas funcionalidades e normalmente são utilizados são o Adobe Premiere ou FinalCut (MAC).  O Sony Vegas é uma opção intermediária interessante para quem está começando.

Além da edição dos vídeos, é provável que você precise utilizar outros programas para edição de imagens, os que normalmente são utilizados é o Lightroom e Adobe Photoshop.

07 – Divulgação

Publicar os seus vídeos em todas as redes sociais é uma estratégia essencial para divulgar o seu trabalho. Além disso, responda os comentários e interaja com pessoas que fazem o mesmo que você. É muito importante que você crie uma recorrência no seu canal, assim, o youtube começará a “entender” que você leva a sério o que faz e começará a divulgar os seus vídeos.

Anotou as dicas? Agora você já pode começar o seu canal!

Autor: Mariana Mesan

  • 0 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© i9TV 2018 / Todos os direitos reservados

Autor: Mariana Mesan

Contato
Fechar
Top