Back

Passo a passo: Como elaborar um roteiro

Elaborar um roteiro não é tarefa fácil. Muito mais transpiração do que inspiração, você precisa unir a criatividade com a organização, persistência e método. O planejamento é fundamental para garantir a produtividade durante o processo de construção do texto. Hoje vamos te mostrar quais são os principais itens que você precisará definir antes de começar o seu projeto.

 

01 – Planejamento

A primeira fase é o PLANEJAMENTO. Você deve começar respondendo algumas questões básicas como: 1- Por que eu estou fazendo? 2– Para quem eu estou fazendo?  3– Como eu farei? Defina quais serão os passos você precisará dar para efetuar o desenvolvimento deste roteiro, saiba o que você precisará fazer para começar – e concluir – este projeto. Desenhe a sua estratégia.

É muito comum boas histórias ficarem inacabadas por falta de planejamento do autor. Tenha foco!

 

 02 – Pesquisa

Às vezes caímos na ideia romântica de que as grandes histórias vieram de algum estalo, iluminação ou insight genial do autor, quando na verdade, os melhores trabalhos foram frutos de uma vasta e intensa PESQUISA sobre o tema que será abordado. Trata-se de um estudo aprofundado. Busque a sua “força inspiradora” em livros, filmes, lugares, pessoas. Mesmo que tenha uma ideia inicial, desenvolva-a buscando conteúdo.

 

03 – Argumento

O ARGUMENTO é a apresentação temática do seu filme. Uma obra audiovisual não é um trabalho individual, e sim, coletivo. E é para isso que serve o argumento: traduzir a sua ideia, aquilo que você imaginou para o seu projeto com outras pessoas. É nele que você justificará o tema e a importância de transformá-lo em uma obra audiovisual.

 

04 – Desenvolvimento

É hora de começar a escrever. Depois da definir quais caminhos e escolhas serão feitas,  depois de estudar o seu tema, este é o momento de tirar a sua ideia do papel. Organize-se neste momento. Crie uma rotina de trabalho com os melhores horários, um local limpo e confortável para que você possa desenvolver o seu roteiro.

 

05 – Revisão

Leia o que você fez. Entregue para pessoas de confiança e peça para eles a opinião sobre o seu texto. E claro, esteja aberto as críticas. Elas são normais e construtivas. Edite e reescreva se necessário. Elaborar um roteiro é trabalhoso, demorado e estafante, mas ver traduzido em imagens aquilo que um dia você imaginou é inexplicável. Mergulhe na sua ideia!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.