Ela é a nossa companheira de histórias, viagens e jobs, muitos jobs. Muitas vezes, ela é levada ao limite. Uma Câmera DSLR é um investimento importante na vida de qualquer fotógrafo, e sabemos que para adquirir um equipamento de qualidade, precisamos desembolsar um valor considerável. A principal parceira de todos nós, profissionais, nunca será barata.
Por isso, é fundamental adotar cuidados e medidas para conservar de maneira adequada a sua câmera. Hoje nós vamos te dar 05 dicas para você aumentar a vida útil do seu equipamento. Anote!
01) Limpeza
Um dos grandes desafios que enfrentamos é manter a câmera limpa (corpo e lente). Quando viajamos para uma praia, por exemplo, deixamos o equipamento exposto a maresia e aos grãos de areia. Por isso, faça uma limpeza eficiente no retorno de qualquer viagem! Dessa forma, você evitará problemas como borrões e alterações de cor. Já existem no mercado diversas opções de produtos específicos para higienização de equipamentos.
IMPORTANTE! Apesar de importantes e necessárias, limpezas excessivas podem afetar as camadas protetoras do vidro ótico, o que aumenta a possibilidade de riscos e avarias. Faça com moderação.
02) Transporte e Armazenamento
Lembre-se sempre: o melhor lugar para transportar e guardar a sua câmera é dentro de uma case, bolsa ou mochila de qualidade e específica para o transporte de máquinas fotográficas. Dessa forma, você irá certificar-se que todos os itens estarão seguros de eventuais quedas ou impactos. Além disso, você estará os preservando de situações que podem acontecer durante o trajeto como uma chuva inesperada.
Mesmo quando os seus equipamentos não estirem sendo utilizados, mantenha-os dentro da case para evitar o acúmulo de poeira.
03) Temperatura
Temperaturas superiores a 50°C ou inferiores a -10°C não são suportadas pela maioria das câmeras. Por isso, evite ao máximo expor e guardar elas em ambientes que possam apresentar esta situação. Variações extremas, muito altas ou muito baixas, podem fazer o seu equipamento parar de funcionar.
04) Trocar a lente
Sempre que for acomplar ou desacoplar a lente do corpo de sua câmera, certifique-se de que ela está desligada. Além disso, quando precisar efetuar a troca da lente em ambientes externos, procure fazer isso em locais com pouco vento, poeira ou água. Seja rápido, o magnetismo dos componentes elétricos acaba atraindo ainda mais sujeira entre as partes.
05) Filtros
Os filtros ajudam a proteger as suas lentes de poeira, gordura e impactos, e também, previne riscos.