Controle DMX + equipamentos cinematográficos de iluminação.

Você que trabalha com produção cinematográfica ou que tem interesse, continue neste blog feito especialmente para você! Conheça à seguir o combo de controle DMX e as luzes cinematográficas do showroom.

O que é DMX?

Antes de tudo, em termos mais técnicos, o DMX é um protocolo Multiplex Digital, usado na comunicação de equipamentos de iluminação. É um sistema baseado no padrão de interface serial RS-485, sendo que quando usa-se cabos, é conectado pluges XLR de três polos para alcançar as conexões desejadas.

Para quê serve?

O sistema DMX funciona através de numa mesa controladora, software de computador ou até mesmo controle — como no caso do Control One da Exalux — que possibilita conexões à distância aos equipamentos de iluminação. Permitindo assim, configurações personalizadas para a criação de cenários. Confira alguns exemplos à seguir:

• controlar intensidade e movimentos da luz

• regular minuciosamente as configurações de cores

• criar efeitos de luz

E pensando nisso, separamos um controle DMX e alguns equipamentos de iluminação — que cá entre nós são os mais atuais do mercado — para que você conheça as características de cada um e se identifique com algum deles. Olha só:

Control One

Este é o Control One da Exalux, o nosso controle DMX que suporta 512 canais simultaneamente; sendo que 8 deles podem ser configurados e memorizados.

Estamos falando de um controlador universal para todas as Fixtures, que conecta até 5 aplicações DMX em uma única caixa compacta e até 40 aparelhos diversos através do App Fixture. Assim como também oferece o TX APP para opção de transmissor CRMX.

O Control One controla as luzes à seguir, além de uma gama infinita de luzes de cinema e eventos sociais. E, para alimentá-la, conte com uma fonte de alimentação externa (10-24VDC), uma bateria V-lock (14,4VDC) ou um PowerBank (5VDC).

Space X

Uma das luzes mais tops do mercado e a mais desejada do nosso showroom: Space X da CreamSource. Essa luz de LED é RBGAW, alcança 1200 W e oferece uma série de seis motores LED poderosos. CRI de 95 por meio de sua faixa de 3200K a 6500K.

Com ele é possível ir muuuito longe, contando com matiz RBGAW completo e recursos de saturação para infinitas cores. Fornecendo faixa de temperatura de cor de 2.200 K a 15.000 K e, ainda, um ponto final de controle verde/magenta.

E é claro, a questão em foco que é a conexão via LumenRadio integrada e capacidade DMX sem fio; mas nada impede que você conecte à cabo DMX XLR que suporta 5 pinos.

Area 48

O painel de LED Area 48 da BB&s é RGBWW. Ele também permite seleção de infinitas cores, além de luz branca limpa, com a temperatura de cor de 3200 a 5600K além de escurecimento de 1-100%. Sua classificação TLCI é de 97,5 e seu espectro de cores de 2200 a 10.000K.

Agora a parte que importa, a conexão via DMX 512 de 16 bits assim como diretamente no dispositivo. Mas, o mais interessante mesmo é sem fio né? Que seria o caso dele aceitar uma anteninha acoplada ao cabo que serviria para conexão DMX. Juntando assim, ao Control One, configurando luz, cor e até efeitos estroboscópicos.

LS 600d Pro

Recém lançado, o LS 600d Pro da Aputure, é uma das luzes que têm interessado aos cineastas. Ela é uma luz de LED COB (Chips on Board), que traz uma nova tecnologia com ângulo maior de iluminação; proporcionando uma distribuição mais uniforme.

Uma luz que atinge 100.000 lux a 1 metro, com temperatura de cor de 5600K e CRI/TLCI de 95. Ele integra 8 efeitos de luz embutidos e além desses, é possível criar os seus próprios através do aplicativo Sidus Link (clique aqui para ler nosso blog relacionado).

Não sendo diferente das duas luzes anteriores, o LS 600d Pro também tem conexão sem fio, graças à sua caixa de controle que possui antena embutida e interface DMX. E além do mais, ele oferece 4 curvas de dimerização para corresponder a um controle DMX mais profissional.


Todas as luzes acima estão disponíveis em nosso showroom, agendar uma visita e conhecer pessoalmente. Basta clicar na foto da luz correspondente e entrar em contato conosco.

Até a próxima!


Por: Nayara Sheng

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.