O começo de tudo é quase sempre igual para todos nós: medos, dúvidas e inseguranças. Listamos 05 coisas que todo fotógrafo faz quando está no começo da carreira! Quer saber o que é? Confira:
01) NÃO DEFINIR QUEM É O SEU PÚBLICO-ALVO
Falta de foco! Quase todos os fotógrafos, sobretudo aqueles que estão no começo da carreira, já passaram por isso. O que vier pode realmente parecer lucro, mas a grande verdade é que ser especialista em uma determinada área agrega ao seu trabalho muito mais valor e confiança do que ser o profissional que faz de tudo um pouco.
02) COBRAR UM PREÇO ABAIXO DO MERCADO
Você está começando, quer conquistar e ganhar a confiança dos clientes, e também, adquirir experiência! Por isso, acredita que deve cobrar preços muito abaixo do mercado, correto? Errado. Quando você começa a trabalhar na área, seja justo com você e com o seu cliente. Cobre até 30% a menos do valor cobrado normal cobrado pelos profissionais experientes.
03) NÃO FAZER BACKUP DOS SEUS ARQUIVOS
Pode parecer loucura, mas acontece com frequência: muitos profissionais, quando voltam de um trabalho, deixam de fazer o backup de seus arquivos e assim, correm o risco de perder tudo. Acredite, uma situação como essa pode prejudicar muito a sua carreira, manchando o seu nome e diminuindo a confiança dos clientes.
Previna-se sempre: salve os seus arquivos em HD’s externos, nuvem ou no computador. De preferência, em mais de um local.
04) NÃO SE ATENTAR A CUIDADOS BÁSICOS: FALTA DE ESPAÇO OU MEMÓRIA
Antes de começar um trabalho, certifique-se sempre de que o seu cartão de memória está formato e que as baterias estão carregadas. Às vezes, na correria, esses detalhes podem passar desapercebidos e podem prejudicar o seu trabalho e até mesmo, sua carreira.
05) FOTOGRAFAR NO MODO AUTOMÁTICO
Liberte-se! Muitas vezes, o modo automático pode parecer uma opção segura, mas a verdade é que quando você fotografa no automático, você perde o controle da sua câmera. Para criar a foto perfeita, aprenda a utilizá-la no modo manual.