"> Fotometria: A importância de conhecer as regras – i9TV
i9TV
Share
Des04a
Voltar
Categorias
//Fotometria: A importância de conhecer as regras

Fotometria: A importância de conhecer as regras

Uma das principais regras quando aprendemos a fotografar é o conceito de fotometria.  Mesmo sendo essencial, algumas pessoas costumam ignorar a existência desta função na câmera. Outras, ficam tão paranoicas que sofrem e consideram errado se o ponteiro sair um milímetro do zero. A verdade é que para fazer uma boa foto precisamos aprender o que é a fotometria, para então entender até que ponto precisamos nos preocupar com isso.

A primeira coisa que precisamos compreender é que fotometria nada mais é do que medir a luz, através do ISO, diafragma e do obturador. O ISO refere-se à sensibilidade do sensor, o diafragma refere-se à quantidade da luz e o obturador ao tempo que a luz demorará para chegar ao sensor.

Veja o exemplo:

A maioria das câmeras profissionais e semiprofissionais já possuem fotômetro interno. Trata-se de uma régua que é possível ser vista no view finder ou no LCD do seu equipamento, como exemplificado na foto abaixo:

  • Quanto mais próximo estiver o ponteiro do -2: MENOS luz entrará no sensor
  • Quanto mais próximo estiver o ponteiro do +2: MAIS luz entrará no sensor
  • Quando o ponteiro estiver sobre o zero: a foto estará IDEAL

Para fazer este ajuste e chegar no zero você precisará mexer nas funções que já falamos anteriormente: ISO, obturador e diafragma. Por exemplo, se a sua foto estiver escura, ela estará SUBEXPOSTA, neste caso você tem algumas opções:

  • AUMENTAR a abertura do diafragma, e assim aumentar a abertura
  • AUMENTAR sensibilidade o ISO
  • DIMUNIR a velocidade do seu obturador

Confira os exemplos:

Antes de fazer uma foto é importante sempre checar o fotômetro, entretanto, você pode ‘quebrar as regras’ de vez em quando e tornar essa ação mais intuitiva.

Agora que você já entendeu o que é fotometria, é hora de levar a sua câmera para passear e colocar em prática todos estes conceitos!

 

  • 0 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato
Fechar
Top