Iniciar e fortalecer a sua presença digital é fundamental para o crescimento da sua carreira, e nos dias de hoje, pode ser o seu principal recurso para se aproximar de novos clientes. Profissionais autônomos devem encarar a sua atividade como uma empresa encara o seu negócio: você também é uma marca. Pensar como empreendedor, em estrátegias de divulgação e marketing pessoal fazem parte do planejamento de trabalho.
Por isso, ter um porfólio online, além essencial, é uma maneira de se diferenciar dos outros profissionais em um mercado competitivo como o da fotografia. Atualmente, existem diversas opções de plataformas, inclusive gratuitas, para que você mesmo possa montar o seu porfólio.
O estilo do seu portfólio
O menos é mais: É importante que o desing seja limpo e que o site seja simples e objetivo. Neste momento, a informação principal que você deseja evidenciar é a qualidade do seu trabalho. Mas isso não significa que você não deva exercitar o seu olhar crítico e criativo.
O layout do seu portfólio deve conversar com a área em que você atua. Se você trabalha com moda, por exemplo, aposte em um desing elegante, com cores, textos e tipografia que estejam dentro deste universo.
A quantidade de fotos
Poucas porém boas: na hora de criar o seu portfólio, opte por poucas fotos, mas tenha certeza de que dentro desta seleção estão os seus melhores cliques. Para fazer esta escolha, avalie com sinceridade e seriedade o seu trabalho. Tire da frente do teu olhar o apego ao seu trabalho. Atente-se também ao período, é importante que sejam fotos atuais. O seu portfólio nunca deve estar desatualizado.
A divulgação do seu trabalho
Faça o seu marketing pessoal: Tenha uma rede de contatos virtuais. Uma conta no instagram, por exemplo, é uma ótima forma para você divulgar o seu trabalho, conhecer e ser conhecido. Poste com frequência, tenha um feed bonito e harmônico, selecione os seus melhores cliques, siga outros profissionais, crie uma estratégia para que mais pessoas te enxergar como uma referência dentro da área que você atua.
A sua descrição
Não esqueça de falar sobre você! Escreva as informações mais importantes ao seu respeito, detalhes da sua trajetória profissional, conquistas, formação e etc. Seja direto, mas saiba traduzir em poucas palavras as suas melhores qualidades.
Sites para fazer a hospedagem do seu portfólio:
ADOBE PORTFOLIO
É gratuito para quem tem uma conta Adobe ativa. Tem ferramentas próprias como personalização de domínio, layout, número de imagens, entre outros)
CARBONMADE
Simples, intuitivo e prático. É um dos sites mais conhecidos. A versão gratuita tem recursos limitados.
PORTFÓLIO BOX
http://www.portfoliobox.net/pt/
Site muito completo, mesmo em sua versão gratuita.
BEHANCE
Além de ser um dos sites mais famosos para uso como portfólio, é utilizado como uma verdadeira rede social dos ‘criativos’.