Back

Teleprompter: o que é, para que serve, como usa?

Para quem já conhece, os Teleprompters são uma mão na roda — literalmente, eles rodam o texto que você quer ler em seus vídeos. Também são conhecidos como ”teleponto”, ”prompter” e mais popularmente ”tp”. E aí, lembrou de algum desses nomes? Pois então, vamos ao que importa!

Primeiro, vamos esclarecer as suas dúvidas e depois iremos lhe apresentar as nossas mais indicadas opções. Ok?

O que é um teleprompter?

O Teleprompter é um equipamento que foi construído para projetar textos em um monitor, com a principal função de auxiliar apresentadores e profissionais que trabalham frente às câmeras a conduzirem suas falas de forma mais simples e dinâmica, sem depender unicamente da “memória humana”.

É com o teleprompter que respondemos à perguntas do tipo: ”como ler um script sem parecer que você está lendo?”, “como fazer um vídeo sem parecer que estou lendo?”, “como ler texto enquanto grava vídeo?”, entre outras.

Qual a história do Teleprompter?

Quer saber toda a invenção tecnológica por trás dos bastidores até chegar no “tp”? Tudo começou da década de 80, por intermédio do inventor Hubert Sclaffly. Na época, ainda não era o equipamento que você está imaginando; eram rolos de papel com os dircursos transcritos, que foram adotados em convenções políticas em 1952 nos Estados Unidos.

Só após um bom tempo, em 1982, o teleprompter entrou em cena funcionando a partir de um software próprio; através de hardware, a imagem de uma câmera era transmitida para um computador. Isso permitiu que ele se aprimorasse em versões cada vez mais compactas e até mesmo em formatos de aplicativos.

Para que serve um teleprompter?

Eles servem para facilitar a vida dos apresentadores de programas de televisão, produtores de conteúdo que precisam apresentar os seus vídeos sem precisar ler roteiros em papel colados na câmera, ou até mesmo por aplicativos da tela do celular — que infelizmente, podem interferir na iluminação do seu vídeo.

O teleprompter funciona refletindo o texto da tela em um espelho divisor posicionado na frente da lente, assim, quando o apresentador está lendo o texto, está ao mesmo tempo olhando para a lente da câmera. Invisível, intencionamente e inotável para o telespectador. É por isso que muitos apresentadores conseguem falar naturalmente em vídeo, sem parecer que estão lendo.

Qual o melhor teleprompter para mim?

Uma pergunta que muitos fazem: ”Qual o melhor teleprompter portátil para celular, câmera e tablet?”. E a resposta para essa pergunta é: o que melhor se encaixa na sua necessidade. Então, à seguir, separamos algumas necessidades para você ver com qual melhor se encaixa.

Teleprompter para vídeos práticos:

Este teleprompter portátil é o mais versátil, ele encaixa tanto câmera DSLR quanto seu celular ou tablet de até 11″. Com ele, você poderá fazer gravação de vídeos e controlar a velocidade de rolagem via bluetooth. Para isso, basta baixar um aplicativo teleprompting (disponível para IOS e Android). Interessante né? Se você quer produzir conteúdo para Internet, postar aquele vídeo fluído que nem parece que está lendo, esse é o tp ideal para você.

Teleprompter para pequenas produções:

Uma opção nem tão ”basic” e nem tão ”premium”, é o teleprompter com monitor LCD dobrável de 15″ da Scriptpeople. Ele encaixa qualquer tamanho de câmera filmadora e por mais que seja um prompter mais robusto, não é difícil de operar, pois ele vem com sistema baseado em Windows.

Teleprompter para grandes produções:

Agora, se você quer um sistema de teleprompter de grande porte para grandes produções, que são usados em programas de televisão e produtoras de vídeo, por exemplo, separamos 3 opções de tamanhos de monitores LCD: 15″, 17″ e 19″. Eles são da marca Telescript, muito bem posicionada para o segmento de sistemas de prompt. Eles suportam qualquer tamanho de câmera EN ou mini câmera e suportam longo tempo de uso, pois são feitos para suportarem produções mais pesadas.


E aí, o que achou? Esperamos ter tirado as suas dúvidas e ajudado a escolher o melhor teleprompter para você. Aproveite para visitar a nossa produtora e loja.

Até a próxima!

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.