Back

Os três tipos de cartão de memória SD/SDHC e SDXC e as suas classificações

Você que trabalha com audiovisual, produção de conteúdo e afins, já deve estar acostumado em usar cartão de memória SD. Mas, quer saber de fato sobre eles? Suas especificações, compatibilidades e curiosidades? Confira o que nossa equipe preparou a seguir.

SD Logo

Capacidades SD variam de 128MB até 2GB.

Formato padrão: FAT16.

Cartões SD funcionam em todos os dispositivos que suportam SD, SDHC ou SDXC.

SDHC Logo

SD High Capacity (SDHC) é um cartão de memória SD baseado na especificação SDA 2.0.

Capacidades SDHC variam de 4GB até 32GB.

Formato padrão: FAT32.

Um cartão SDHC funciona de forma diferente de um cartão SD. Por este motivo, esse novo formato NÃO é compatível com dispositivos que só suportam cartões SD (128MB – 2GB). A maioria dos leitores e dispositivos fabricados após 2008 deverão ser compatíveis com SDHC.

Para garantir a compatibilidade, procure o logotipo SDHC na slot de cartões e dispositivos (câmeras, filmadoras, etc).

SDXC Logo

SD Extended Capacity (SDXC) é um cartão de memória SD baseado na especificação SDA 3.0.

Capacidades SDXC vão desde 64GB até 2TB.

Formato padrão: exFAT.

Os cartões SDXC usam um sistema de arquivo diferente, chamado exFAT e, funcionam de maneira diferente dos cartões SD. Esse novo formato NÃO é compatível com dispositivos que só suportam cartões SD (128MB a 2GB). A maioria dos dispositivos fabricados depois de 2010 deverão ser compatíveis com SDXC.

A diferença entre Spedd Class, UHS Speed Class e as classificações de velocidade Speed Reatings (para cartões SD/SDHC e SDXC), é medida pela transferência máxima de arquivos para um cartão de memória, expressa em megabytes por segundo e isso classificando a velocidade Speed rating. Já os arquivos de vídeo não precisam de um grande tubo de dados, pois o formato é um pequeno “fixed stream”; e usa apenas uma parte do tubo de dados.

E ao contrário da velocidade de escrita do cartão, que mede o máximo desempenho,”Class Ratings” mede a velocidade mínima sustentada necessária para gravar um ritmo de vídeo para o cartão.

E essas são algumas especificações, compatibilidades e curiosidades desses cartões SD. Esperamos ter ajudado a expandir o seu conhecimento!

Para escolher o cartão de memória ideal para a sua câmera, entre em contato com a nossa loja.

Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para te proporcionar a melhor experiência.